O mantra OM é o mais antigo mantra (um som sagrado e dotado de poder). Ele é considerado o mantra dos mantras.Om é a vibração primordial, o som do qual emana o Universo, a substância essencial que constitui todos os outros mantras, sendo  o mais poderoso de todos eles.

Há milênios que a sílaba sagrada OM, descoberta pelos sábios videntes (rishis) védicos, ou a linhagem de sábios que compuseram o breve Mândûkya-Upanishad utilizaram esse antiqüíssimo mantra para explicar a metafísica do Advaita Vedânta. Assim, as três partes (mâtra) constitutivas da sílaba – a saber,  A + U + M – são explicadas como símbolo do passado, do presente e do futuro, bem como dos estados de vigília, sonho e sono.

Ao repetirmos ou cantarmos o mantra OM, nos somos levados de um estado de introversão, nos harmonizamos e harmonizamos o entorno. Liberamos energias letárgicas; neutralizamos a dispersão; pacificamos os turbilhões da mente;

intensificamos a concentração; estimulamos o despertar da energia adormecida (kundalini). Mergulhamos na Consciência Transcendental.

 

OM