Revigorante!

Quando fizer pranayama, pense em convidar, entregar, relaxar e jogue fora, a força, controle, tensão.

Pranayama é o quarto elemento do yoga, ao lado dos Yamas , Niyamas e dos Ásanas. “Prana” é uma palavra de origem sânscrita que significa “energia vital” (também conhecido como chi), a energia que sustenta nosso corpo e é responsável pela vida ou pela força vital. Já o sufixo “Ayama” significa expansão ou controle.

Portanto, pranayama é o termo usado para se referir ao “controle da respiração”, ao método de fazer circular essa energia vital por todo o corpo. Pranayama é um dos pilares do yoga e, tal como os demais, uma prática poderosa que deve andar de mãos dadas com a sua prática no tapetinho.

Enquanto a respiração for irregular, a mente permanecerá instável; quando a respiração se acalmar, a mente permanecerá imóvel e o yogi conseguirá a estabilidade.

Desde o Hatha Yoga Pradipika, no século XV os yogins já falavam sobre como a mente pode ser estabilizada através da respiração.

Respirar é um ato tão involuntário e automático que damos pouquíssima ou nenhuma atenção a ele. A questão é que respiração e emoção estão diretamente ligadas, uma influencia a outra; portanto se reaprendermos a respirar desenvolveremos uma ferramenta muito poderosa para o controle emocional.

Hari Om

 

Eiii, como vai sua vida?! Como está se sentindo Hoje?

 Ansioso, triste?!Vá para a Natureza, quando estamos próximos das árvores ,plantas, animais, ficamos mais relaxados, respiramos melhor. Medite, respire.... Observe o céu, as estrelas. Senti o perfume das flores,

 

Meu livro de cabeceira, Uma Visão Ayurvédica da Mente, Dr.David Frawley. Este texto falando sobre a importância do Pranayama. Não deixe de ler e colocar em prática, pois senão, não haverá utilidade.

Seguir com consciência a sua respiração, você está seguindo o coração do Yoga! 

O pranayama é comumente chamado de “controle da respiração” – acalmar a agitação da respiração, que perturba a mente e os sentidos. Isso inclui todas as formas de energizar a força vital por meio do corpo, dos sentidos e da mente. Não se trata de conter a respiração, que nos fará morrer, mas do desenvolvimento da expansão da energia da força vital além dos seus limites comuns.

 

Você já respirou conscientemente hoje?

A respiração é a forma mais intensa de nos conectarmos com o aqui e agora. Aprender a respirar bem é uma das formas de revitalizar o corpo, a mente e as emoções. A filosofia do Yoga ensina que a respiração

 

Para você colocar a sua mente e sua alma aonde quer que vá!

 

Inspire e deixe que o inspirar reflita-se no seu ser. Expire e deixe que o expirar reflita-se no seu ser. Sentirá um tremendo silêncio descendo sobre você. Este é o mais profundo mantra jamais inventado: ver o ar entrando e saindo, inspirando e expirando.

Você expira aqui e agora. Não é algo que possa fazer ontem ou amanhã; você tem que respirar neste momento. Mas você pode pensar sobre ontem e sobre amanhã. Assim, o corpo fica no presente e a mente fica pulando entre o passado e o futuro; há uma divisão entre o corpo e a mente. O corpo está no presente e a mente nunca está; eles nunca se encontram. Por causa dessa divisão é que a ansiedade, a tensão

A respiração é a ligação entre corpo e mente. Quando fazemos exercícios de respiração,  nós podemos mudar padrões de respiração e  pensamentos ; muitas mudanças fisiológicas benéficas acontecem. Além disso, a respiração é uma fonte para a captação do oxigênio que é o elemento fundamental para a produção de energia.

Na prática de Yoga, algumas pessoas reclamam que estão cansadas, não têm fôlego e encontram-se sem energia. Depois de algumas aulas se dão conta de que vinham respirando inadequadamente.

Tomar consciência de nossa respiração, de como respiramos habitualmente e de como devemos respirar é um dos pontos fundamentais do Yoga. Durante a prática do yoga,  a respiração deve ser lenta e pausada, e sempre realizada pelo nariz, não pela boca.

No exercício das posturas devemos permanecer com a atenção constantemente voltada para o modo como estamos respirando. Durante o relaxamento,

Técnica de Respiração das Narinas Alternadas (Nadi Shodhan Pranayama)

Uma ótima técnica de respiração que ajuda a manter a mente calma, alegre e em paz. Poucos minutos de Nadi Shodan Pranayama por dia é ótimo para desestressar a mente, liberar a tensão acumulada e a fadiga. Essa técnica de respiração ajuda a limpar os canais de energia bloqueados no corpo, que por sua vez acalmam a mente.E prepara para entrar em estado meditativo.

(nadi = canal de energia sutil; shodan = limpeza, purificação; pranayama = técnica de respiração).

"Quando Alice estava tomando chá com o Chapeleiro Louco, ela notou que não havia geléia. Pediu, então geléia, e ele disse:”A geléia é servida dia sim, dia não. ”Alice reclamou: ”Mas ontem também não havia geléia!” ‘Isso mesmo’ respondeu o Chapeleiro Louco. ’A regra é esta: geléia sempre ontem e geléia amanhã, nunca geléia hoje…porque hoje não é ontem nem amanhã.

A Beleza Nasce da Serenidade da Sua Presença

 “A presença é necessária para tomarmos consciência da beleza, da majestade, do aspecto sagrado da natureza. Você alguma vez contemplou o espaço infinito em uma noite clara, estarrecido por sua calma absoluta e incrível vastidão? Já escutou, de verdade, o som de um riacho numa montanha na floresta?

Para perceber tudo isso a mente tem que estar serena. Você tem que se despojar por um momento da sua bagagem pessoal de problemas,

Para começar bem a semana...

“Estamos em fase de transição lunar, os últimos dias da lua minguante pede que tenhamos mais precaução com nossas atitudes e palavras. É uma fase de preparação apara o novo ciclo que irá se iniciar.”

O número 4 está em alta, potencializando nosso poder verbal e mental, na dúvida se o que for falar ou pensar não for positivo para você nem para o outro: Silencie!

 

“Primeiro fique sozinho. Primeiro comece a se divertir sozinho. 

Primeiro ame a si mesmo. Primeiro seja tão autenticamente feliz, que se ninguém vem, não importa; você está cheio, transbordando. Se ninguém bate à sua porta, está tudo bem - Você não está em falta. Você não está esperando por alguém para vir e bater à porta. Você está em casa. Se alguém vier, bom, belo. Se ninguém vier, também é bom e belo. Em seguida, você pode passar para um relacionamento.

Página 1 de 2